Sábado – Pense por si

Morreu jovem de 17 anos internada com sarampo

A jovem não estava vacinada por opção familiar. Estava no hospital D. Estefânia em estado grave, com pneumonia bilateral

Morreu a jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. O falecimento deu-se hoje de madrugada, segundo fonte hospitalar.

A jovem não estava vacinada por motivos clínicos, avança o jornalExpresso

De acordo com o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), a jovem morreu "na sequência de uma situação clínica infeciosa com pneumonia bilateral - sarampo".

"A família acompanhou toda a evolução da situação clínica e o CHLC, com tristeza, lamenta a ocorrência e presta, publicamente, os seus sentidos pêsames", adianta a nota do Centro Hospitalar enviada à agência Lusa.

A jovem estava internada desde o fim de semana na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC - Hospital Dona Estefânia, na sequência de uma pneumonia bilateral - complicação respiratória do sarampo. Estava num quarto de isolamento. É apenas no Dona Estefânia que existem quartos de pressão negativa e cuidados intensivos necessários para estes casos. 

A jovem terá sido contagiada por uma criança com treze meses. 

Esclareça seis perguntas sobre o sarampo:

Portugueses descobrem principal causa da doença de Parkinson
DGS emite aviso a viajantes para o Mundial do Brasil
Portugueses descobrem principal causa da doença de Parkinson
DGS emite aviso a viajantes para o Mundial do Brasil

Segundo a DGS, desde janeiro de 2017 e até ao fim do dia de segunda-feira foram confirmados 21 casos de sarampo em Portugal, havendo outros casos ainda em investigação.

Pelo menos 14 países europeus têm registado surtos de sarampo desde o início deste ano, com a Roménia a liderar o número de casos, com mais de quatro mil doentes em seis meses, desde meados de 2016.

Em 2016, Portugal recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), um diploma que oficializava o país como estando livre de sarampo, até porque os poucos casos registados nos últimos anos tinham sido contraídos noutros países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.