
Caso gémeas: IGAS remete para o Parlamento avaliação sobre interferência política
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde não investigou o comportamento e as intenções dos governantes, explicou António Carapeto.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde não investigou o comportamento e as intenções dos governantes, explicou António Carapeto.
Assessora para os Assuntos Sociais na Presidência da República está a ser ouvida esta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras.
Fernando Frutuoso de Melo está a ser ouvido no Parlamento devido ao caso das gémeas.
O empresário e filho do Presidente da República foi constituído arguido e interrogado no Brasil. Depois enviou ao DIAP de Lisboa uma “exposição” onde explica como soube do caso, recorda a interação com os pais, esclarece os contactos com a Presidência, descreve a reunião com Lacerda Sales e recusa ter cometido qualquer crime.
Até ao momento, foram contabilizados 19 serviços em que 100% dos médicos pediram escusa.
Evento traz cerca de 1,5 milhões de pessoas a Lisboa, numa altura em que hospitais têm que gerir as férias dos profissionais de saúde. Centro Hospitalar de Lisboa Central condicionou férias, mas Santa Maria aponta que as escalas estão asseguradas.
Centro Hospitalar de Lisboa Central esclarece que o encerramento se deveu a "uma indisponibilidade de um médico". Situação deverá manter-se até às 9 horas de amanhã.
Apesar de não ser novo, nunca antes tinha havido um surto em Portugal, ou sequer na Europa. Desconhece-se como começou e pode nunca vir a saber-se, mas os casos devem continuar a aumentar. Os especialistas garantem que não será como a Covid-19. A SÁBADO falou com um dos 100 portugueses que já tiveram a doença.
Há 28 anos que o SNS, violando a lei, paga comparticipações de medicamentos que deviam ser suportados pelos seguros. Uma jurista do Centro Hospitalar de Lisboa Central avançou com um processo para corrigir situação, mas caso está parado.
321 pessoas apresentaram denúncia de violência doméstica no Espaço Júlia durante o último ano, em comparação com as 372 que no ano anterior beneficiaram do seu atendimento permanente e especializado.
Criança morreu numa unidade hospitalar da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Homem era pai do jovem de 24 anos que foi encontrado sem vida nos escombros do edifício. Estava hospitalizado desde 20 de dezembro, dia da explosão e desabamento do prédio.
De acordo com a autarquia, os moradores não manifestaram junto da Câmara de Lisboa a necessidade de lhes serem providenciados meios alternativos de habitação.
A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou que o primeiro lote de 9.750 vacinas da Pfizer à Covid-19 é apenas uma "carga simbólica" e que Portugal deverá receber 300 mil doses em janeiro, 400 mil doses em fevereiro e 480 mil doses em março.
"No CHULC, o processo de gestão de camas é dinâmico. A abertura de camas para doentes covid acontece de forma progressiva, de acordo com as necessidades", afirma o centro hospitalar, recusando assim as críticas feitas esta manhã pelo sindicato dos médicos.
Clínicos do Centro Hospitalar de Lisboa Central devem pedir "escusade responsabilidade civil" para manifestar discordância com a falta de condições para a prestação de cuidados de saúde, refere o sindicato.