Sábado – Pense por si

Morreu Fernando Pinto Monteiro, antigo procurador-geral da República

Diogo Barreto
Diogo Barreto 08 de junho de 2022 às 14:30
As mais lidas

Foi proposto para PGR pelo Governo de Sócrates e aceite por Cavaco Silva. O magistrado tinha 80 anos.

Morreu Fernando Pinto Monteiro que exerceu o cargo de procurador-Geral da República entre 2006 e 2012. O magistrado tinha 80 anos. A notícia foi avançada pelaSIC Notíciase confirmada pelaCCN

Pinto Monteiro, ex-PGR
Pinto Monteiro, ex-PGR

O nome de Pinto Monteiro foi apontado pelo Governo de José Sócrates e aprovado pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. 

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Pinto Monteiro foi procurador da República e depois magistrado judicial, tendo subido até ao cargo de juiz Conselheiro no Supremo Tribunal de Justiça. 

Depois de ter saído do cargo, chegou a ser acusado pelo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público António Ventinhas de ter impedido investigações a figuras públicas poderosas, incluindo o então primeiro-ministro José Sócrates.

Pinto Monteiro foi sucedido por Joana Marques Vidal no cargo de PGR.

A SÁBADO está a tentar confirmar a morte do antigo PGR.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?