Sábado – Pense por si

Montijo: CDS quer que Governo envie acordo com ANA ao parlamento

10 de janeiro de 2019 às 17:13
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O CDS considera "fundamental que, numa atitude de transparência", seja conhecido o "acordo alcançado" para a construção do novo aeroporto do Montijo.

O CDS-PP pediu esta quinta-feira ao Governo que dê ao parlamento, com caráter de urgência, o acordo assinado na terça-feira com a ANA - Aeroportos de Portugal para a construção do novo aeroporto do Montijo.

Para o CDS, é "fundamental que, numa atitude de transparência", seja conhecido o "acordo alcançado", lê-se no requerimento enviado ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas através da Assembleia da República.

Os centristas alegam que, até ao momento, não foram revelados "pormenores sobre as responsabilidades de cada parte, particularmente no que respeita aos custos de transferência parcial da base militar, ou pormenores sobre a responsabilidade financeira referente ao desenvolvimento de outras infraestruturas que servem o novo aeroporto", acrescenta o CDS.

A ANA - Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram na terça-feira o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028.

Este valor inclui a extensão do atual aeroporto de Lisboa e a transformação da base aérea do Montijo, cujo início de funcionamento está previsto para 2022.

Para o primeiro ano de funcionamento do novo aeroporto estão previstos sete milhões de passageiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?