NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A demissão ocorreu na sequência de uma reunião entre Sérgio Janeiro e Ana Paula Martins.
A ministra da Saúde demitiu, esta sexta-feira, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) Sérgio Dias Janeiro.
Sérgio JaneiroTIAGO PETINGA/LUSA
A decisão surge na sequência de uma reunião, na noite de quinta-feira, entre Ana Paula Martins e Sérgio Janeiro, que teve como principal objetivo de formalizar a saída do Conselho Diretivo do INEM, avançou o Público.
Sérgio Agostinho Dias Janeiro é especialista em Medicina Interna e antes de ser nomeado presidente do INEM era diretor do Serviço de Medicina Interna do Hospital das Forças Armadas onde, entre 2022 e 2023 ocupou o cargo de diretor clínico do Serviço de Urgência.
Segundo a CNN Portugal Ana Paula Martins vai nomear Luís Cabral, que agora lidera a emergência médica dos Açores e foi secretário regional da Saúde dos Açores entre 2012 e 2016, para o cargo., como sucessor de Sérgio Dias Janeiro. O processo de nomeação do novo presidente do INEM foi aberto em janeiro, mas ficou interrompido pela marcação das eleições antecipadas de maio.
O concurso esteve aberto entre os dias 6 e 19 de janeiro e, entretanto, a Ministério da Saúde já tinha recebido as propostas da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública sobre os candidatos que se apresentaram para o cargo.
Na passada segunda-feira o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar já tinha pedido que a nomeação de Luís Cabral fosse reavaliada uma vez que acredita que a escolha do médico “suscita muitas e legítimas preocupações” aos profissionais do setor. Numa carta enviada ao primeiro-ministro pediu que a escolha do próximo nome que vai liderar o INEM seja “orientada pelos princípios da competência, da continuidade e do interesse público”.
O sindicato considera ainda que caso Luís Cabral seja o nome escolhido pelo Governo, essa “decisão pode representar um retrocesso no caminho de cooperação e modernização que vinha sendo traçado”, colocando em causa o “espírito de confiança e estabilidade que tem sido cuidadosamente construído”.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.