Sábado – Pense por si

Médicos da urgência de Centro Hospitalar Lisboa Norte entregaram "minutas de escusa de responsabilidade"

Profissionais desresponsabilizaram-se de problemas que possam ser provocadas pela falta de profissionais.

Vários chefes de equipa da Urgência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, desresponsabilizaram-se de problemas que possam ser provocadas pela falta de profissionais, revelou, esta quinta-feira, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

Em comunicado, o sindicato afirma que 21 chefes de equipa do serviço de urgência do Centro, que inclui os hospitaisPulido ValenteeSanta Maria, "entregaram minutas deescusa de responsabilidadedada a situação atual de carência" de médicos.

Por considerarem que não há condições para cuidados de saúde de qualidade e em segurança, os médicos recusam assumir "qualquer responsabilidade pelos acidentes ou incidentes" que possam acontecer por causa do que chamam "deficientes e anómalas condições de organização do serviço causadas pela insuficiência dos meios humanos".

Referem que as equipas nas escalas da urgência para as noites, madrugadas e fins de semana estão abaixo dos "mínimos recomendados pelo Colégio da Especialidade de Medicina Interna", mas que continuarão a "prestar os melhores cuidados ao seu alcance".

Para o Sindicato, a culpa é da "gestão danosa de recursos humanos" da administração e da "política desastrosa" de vários governos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que provocou a "deserção dos médicos para os privados e estrangeiro".

Pede ao Ministério da saúde que torne "oSNSatrativo, tanto para os médicos fora do SNS como para aqueles que permanecem e fazem todos os esforços para o manter um serviço público de elevada qualidade".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.