Profissionais desresponsabilizaram-se de problemas que possam ser provocadas pela falta de profissionais.
Vários chefes de equipa da Urgência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, desresponsabilizaram-se de problemas que possam ser provocadas pela falta de profissionais, revelou, esta quinta-feira, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul.
Em comunicado, o sindicato afirma que 21 chefes de equipa do serviço de urgência do Centro, que inclui os hospitaisPulido ValenteeSanta Maria, "entregaram minutas deescusa de responsabilidadedada a situação atual de carência" de médicos.
Por considerarem que não há condições para cuidados de saúde de qualidade e em segurança, os médicos recusam assumir "qualquer responsabilidade pelos acidentes ou incidentes" que possam acontecer por causa do que chamam "deficientes e anómalas condições de organização do serviço causadas pela insuficiência dos meios humanos".
Referem que as equipas nas escalas da urgência para as noites, madrugadas e fins de semana estão abaixo dos "mínimos recomendados pelo Colégio da Especialidade de Medicina Interna", mas que continuarão a "prestar os melhores cuidados ao seu alcance".
Para o Sindicato, a culpa é da "gestão danosa de recursos humanos" da administração e da "política desastrosa" de vários governos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que provocou a "deserção dos médicos para os privados e estrangeiro".
Pede ao Ministério da saúde que torne "oSNSatrativo, tanto para os médicos fora do SNS como para aqueles que permanecem e fazem todos os esforços para o manter um serviço público de elevada qualidade".
Médicos da urgência de Centro Hospitalar Lisboa Norte entregaram "minutas de escusa de responsabilidade"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.