
A SÁBADO é todos os dias: estaremos a criar um SNS só para os mais pobres?
A sua Newsletter de segunda-feira.
A sua Newsletter de segunda-feira.
Os prestadores de saúde privados servem uma fatia cada vez maior da população que teme não conseguir resposta no Serviço Nacional de Saúde, conclui ensaio do economista Miguel Gouveia.
No projeto político que tem para liderar o BE, a deputada bloquista diz que quer dar uma "vida boa" aos portugueses, apontando Costa como cúmplice da "necropolítica da extrema-direita".
No seu último discurso enquanto coordenadora do Bloco de Esquerda, falou das medidas mais marcantes do seu mandato. A palavra mais crítica foi para António Costa, acusando-o de usar as secretas como "joguete" e de alimentar o populismo.
Durante os 10 anos em que Catarina Martins esteve à frente do Bloco de Esquerda, muita coisa mudou. O que fica de um mandato que acabará neste fim de semana na Convenção que deverá eleger Mariana Mortágua como sua sucessora na liderança?
Diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, indicou que a resposta será nacional, apesar de o evento se concentrar em Lisboa.
Em véspera de eleições no BE, a coordenadora que está de saída considera que neste momento "não há uma vontade popular de eleições", mas alerta que Governo deve fazer mudanças para evitar que sentimento se altere.
De junho a setembro, 27 das 41 maternidades do País vão manter-se em pleno funcionamento, garante a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.
As contradições de Galamba, as implicações de Fernando Medina no caso Tutti Frutti, as dúvidas sobre o futuro da TAP. Não faltam perguntas para pôr a António Costa. Mas o primeiro-ministro vai tentar, esta tarde no parlamento, contrapor a todos os casos os bons números da economia.
Evento traz cerca de 1,5 milhões de pessoas a Lisboa, numa altura em que hospitais têm que gerir as férias dos profissionais de saúde. Centro Hospitalar de Lisboa Central condicionou férias, mas Santa Maria aponta que as escalas estão asseguradas.
No dia em que arranca oficialmente o grupo de acompanhamento das situações de abuso sexual no contexto da igreja (VITA), a SÁBADO publica uma entrevista feita com três dos seus elementos. Não será um canal só para as vítimas, também é para os agressores, e apesar de a iniciativa ter partido da Igreja não terão de lhe prestar contas.
"Todos os meios clínicos e técnicos foram colocados à disposição (...), mas (...) o bebé sofreu um agravamento do seu estado, incompatível com o transporte", disse fonte do Governo.
Várias centenas de pessoas começaram a partir do Campo Pequeno uma marcha em defesa do SNS, uma das maiores conquistas de Abril, como defendeu a secretária-geral da CGTP.
No sentido contrário, a ADSE (subsistema de saúde da função pública), que já representou cerca de 30% da atividade dos hospitais privados, caiu para cerca de 15%, referiu Óscar Gaspar.
Para sábado estão agendadas marchas em Lisboa, Porto e Coimbra contra a "degradação do SNS", convocadas por vários sindicatos e com a participação de movimentos de utentes, uma iniciativa para reivindicar um "investimento sério" neste serviço público.
Uma pessoa obesa, que alimente os filhos com comidas que criam vícios alimentares perigosos, está não só a matar-se a si própria, como está a dar ferramentas aos filhos para que sigam o mesmo caminho. Se isso faz pior do que fumar à porta de um restaurante? Diria que sim. Ainda assim não carece de lei, carece de educação