Sábado – Pense por si

Divulgação da lista do Governo levou ao cancelamento da audiência com Marcelo

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de março de 2022 às 17:52
As mais lidas

O Presidente da República disse que se a lista avançada for correta, “dispensa-se a audiência” com o primeiro-ministro. António Costa já não deverá ir a Belém.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que soube dos alegados nomes do novo governo através da comunicação social. O Presidente disse até que caso se verificassem os nomes, dispensava uma audiência. A SIC avança que António Costa não deverá comparecer na audiência que estava marcada para esta quarta-feira à noite.

Em declarações à SIC Notícias, o Presidente afirmou que não recebeu ainda a lista do Governo, e que ficou a conhecer os nomes avançados através da comunicação social. "Pelos vistos, fiquei a saber pela comunicação social", realçou Marcelo Rebelo e que se a mesma lista se confirmar, quer dizer que se a mesma for confirmada "dispensa-se uma audiência". "Disseram-me que já saiu uma lista na comunicação social, não vi a que saiu na televisão. No caso de ser correta até facilita a minha vida porque mais rapidamente estou à vontade", referiu ainda o Presidente.

"O primeiro-ministro escolhe a orgânica que entende que é mais adequada, pensando no período que vivemos, nos fundos europeus e na necessidade de concentração de poderes quanto à transição energética e digital", comentou o Presidente da República. 

A lista acabará por ser divulgada no site da Presidência, como já estava previsto, mas sem o encontro entre Costa e Marcelo.

O primeiro-ministro apresentou na terça-feira ao Presidente da República a orgânica do XXIII Governo Constitucional, com 17 ministros e 38 secretários de Estado, menos 20% de governantes face ao executivo cessante.

No mesmo comunicado, "o primeiro-ministro informa ainda que decidiu colocar na sua direta dependência os seguintes secretários de Estado: Digitalização e Modernização Administrativa e Assuntos Europeus". "A lista completa de ministros será entregue ainda hoje a sua excelência, o Presidente da República", acrescenta-se.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres