O Presidente da República está em Itália para participar na conferência anual organizada pelo Instituto Universitário Europeu de Florença sobre o "Estado da União".
Marcelo Rebelo de Sousa debate hoje solidariedade europeia
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está esta quinta-feira em Itália para participar na conferência anual organizada pelo Instituto Universitário Europeu de Florença sobre o "Estado da União", este ano consagrada à "Solidariedade na Europa".
A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa, agendada para o final da tarde, na sessão plenária de encerramento, será nos moldes de uma "conversa" com o editor para a Europa do Financial Times, Tony Barber.
Antes da sua intervenção, o chefe de Estado reunir-se-á com a comunidade académica portuguesa do Instituto Universitário Europeu, e de seguida participa num jantar oficial oferecido pelo Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, em honra dos seus homólogos de Portugal, República da Irlanda e Grécia.
A participação de Marcelo Rebelo de Sousa nesta conferência sobre a Europa ocorre poucos dias depois de a Comissão Europeia ter apresentado a sua proposta formal de orçamento plurianual para a União Europeia para o período 2021-2027, que prevê cortes em torno dos 7% na Política de Coesão e dos 5% na Política Agrícola Comum, contestados por Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa já comentou que a proposta do executivo comunitário liderado por Jean-Claude Juncker - que também participa na conferência - é "um mau começo" e desafiou os partidos e os parceiros económicos e sociais a lutar "por melhor ponto de chegada".
"É um mau ponto de partida por várias razões. Em primeiro lugar porque significa que o orçamento europeu, todo ele como um bolo, fica em valores que não são aqueles que são desejáveis. São mais baixos. É um mau ponto de partida, porque significa um corte superior ao esperado e desejável em matérias de Política Agrícola Comum e, sobretudo, de coesão social. É um mau ponto de partida, porque isso se traduz, no caso português, em cortes que são injustos e indesejáveis", justificou na semana passada o Presidente da República.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.