Na comunicação feita em francês, o Presidente elogiou a "perspectiva muito ambiciosa e corajosa da Europa e da União Europeia" que Juncker manteve, sublinhando ainda ser uma honra ter o presidente da Comissão Europeia no país.
Marcelo deixou ainda um agradecimento ao apoio prestado pela Comissão Europeia, no âmbito dos incêndios, e pela "manifestação institucional de solidariedade".
Já Juncker manifestou o seu carinho por Portugal, dizendo: "é dos meus países preferidos, senão o preferido", recordando ainda a "relação de respeito" que tem com a comunidade portuguesa do Luxemburgo.
Desde que tomou posse, em 9 de Março do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa já convocou sete reuniões do Conselho de Estado, o órgão político de consulta do Presidente da República.
A reunião de hoje - a terceira deste ano - acontece num momento de debate do Orçamento do Estado para 2018, marcado pela resposta aos incêndios de Junho e de Outubro, que mataram no seu conjunto mais de cem pessoas, e em que se discute publicamente as relações institucionais entre o Presidente da República e o Governo.
Presidido pelo chefe de Estado, o Conselho de Estado é composto por presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, pelos presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República.
Integra, ainda, cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.