Sábado – Pense por si

Marcelo deixa elogios rasgados a Junker e União Europeia

30 de outubro de 2017 às 16:44
As mais lidas

No país para assistir ao Conselho de Estado, Juncker disse ainda que Portugal era dos seus países favoritos.

O Conselho de Estado vai estar hoje reunido, presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo tido como convidado o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. A reunião do Conselho de Estado estava marcada para as 16h30 e uns minutos antes do seu início, Marcelo recebeu Juncker para um encontro no Palácio de Belém fazendo depois um comunicado conjunto. 

Na comunicação feita em francês, o Presidente elogiou a "perspectiva muito ambiciosa e corajosa da Europa e da União Europeia" que Juncker manteve, sublinhando ainda ser uma honra ter o presidente da Comissão Europeia no país.

Marcelo deixou ainda um agradecimento ao apoio prestado pela Comissão Europeia, no âmbito dos incêndios, e pela "manifestação institucional de solidariedade".

Já Juncker manifestou o seu carinho por Portugal, dizendo: "é dos meus países preferidos, senão o preferido", recordando ainda a "relação de respeito" que tem com a comunidade portuguesa do Luxemburgo.

Desde que tomou posse, em 9 de Março do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa já convocou sete reuniões do Conselho de Estado, o órgão político de consulta do Presidente da República.

A reunião de hoje - a terceira deste ano - acontece num momento de debate do Orçamento do Estado para 2018, marcado pela resposta aos incêndios de Junho e de Outubro, que mataram no seu conjunto mais de cem pessoas, e em que se discute publicamente as relações institucionais entre o Presidente da República e o Governo.


Presidido pelo chefe de Estado, o Conselho de Estado é composto por presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, pelos presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República.

Integra, ainda, cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.