Sábado – Pense por si

Marcelo bate com o carro à saída de reunião com Conselho de Estado

Numa manobra em marcha-atrás para sair do Palácio da Cidadela, em Cascais, o Presidente da República embateu numa coluna histórica do edifício.

O Conselho de Estado deu esta quarta-feira parecer favorável, por maioria, à proposta do Presidente da República de dissolução do parlamento, após o chumbo do Orçamento do Estado para 2022. Mas a saída de Marcelo Rebelo de Sousa do Palácio da Cidadela em Cascais foi atribulada.

Quando se preparava para sair em marcha-atrás no seu carro, o chefe de Estado fez uma manobra mais descuidada e terminou a embater numa coluna do edifício público. O incidente provocou um estrondo com danos menores no carro de Marcelo e pedaços da coluna histórica a caírem. 

A reunião do órgão político de consulta do Presidente da República começou cerca das 15h15 e terminou pelas 20h30, com o mesmo a comunicar um parecer favorável à proposta de dissolução do parlamento.

Marcelo Rebelo de Sousa irá agora falar ao país esta quinta-feira, pelas 20h, com previsão de reunião da conferência de líderes parlamentares pelas 21h.
A carregar o vídeo ...
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro