Sábado – Pense por si

Manuais escolares gratuitos? Inscrições na MEGA a 1 de Agosto

31 de julho de 2018 às 08:36
As mais lidas

Saiba como se usa a plataforma do Ministério da Educação.

Para conseguir manuais escolares dos 1.º e 2.º ciclos gratuitos para o seu filho ou educando, deve inscrever-se a partir de amanhã, dia 1 de Agosto, na plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos. O registo faz-seneste siteou através daapppara telemóveis etablet, a edu rede escolar.

Pais vão gastar mais em manuais
Pais vão gastar mais em manuais

A plataforma irá atribuir gratuitamente livros novos, mas também os usados que sejam devolvidos.

Para ficarem inscritos na MEGA, aos pais têm que fornecer o NIF, o endereço dee-maile o telemóvel. Quando a inscrição for validada, o encarregado de educação será avisado para poder descarregar osvouchersque poderá usar nas livrarias aderentes à iniciativa do Ministério da Educação. A lista dos estabelecimentos estará disponível nosite.

A partir do próximo ano lectivo, passa a ser obrigatório apresentar uma declaração da Autoridade Tributária que confirma os encarregados de educação.

Os encarregados de educação dos alunos das escolas lisboetas, do 1.º aos 12 anos, também vão poder usar a plataforma Mega para levantar ovoucherque lhes permitirá ter manuais gratuitos, segundo um acordo estabelecido entre o Governo e a autarquia, que vai atribuir gratuitamente manuais a todos os alunos que frequentem escolas públicas da cidade. A MEGA deverá estar activa até ao final de Outubro e caso tenham algum problema, os pais são aconselhados a consultar a escola dos filhos para esclarecimentos. 

OJornal de Notíciasadianta também que 126 câmaras do continente vão completar a oferta dos manuais ao 1.º e 2.º ciclos pelo Ministério da Educação, seja a fornecer os cadernos de fichas, ou material.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.