A explosão de contágios da pandemia fez disparar o número de concelhos em risco extremo que são já mais de metade dos 308 municípios do país. Portugal tem ainda 18 concelhos 10 vezes acima do limite de risco de novos casos por 100 mil habitantes. Veja como está o seu concelho.
A explosão de contágios do novo coronavírus após o Natal levou o número de concelhos em risco extremo a disparar. Segundo os dados revelados esta segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS), o número de municípios com mais de 960 casos por 100 mil habitantes em 14 dias ascende a 155, ou seja, mais de metade dos 308 concelhos de Portugal.
Estes dadosservem apenas de indicaçãopara a evolução da pandemia, uma vez que as medidas que vigoram no atual estado de emergência, nomeadamente o confinamento,aplicam-se em todo o território de Portugal continental, independentemente do escalão de risco dos concelhos.
Na anterior listagem de concelhos, que se reportava ao período de 23 de dezembro a 5 de janeiro, eram 57 os municípios no nível de risco epidemiológico mais grave.
Neste patamar estão 18 concelhos com mais de 2.400 novos casos por 100 mil habitantes, o equivalente a mais de 10 vezes o limite mínimo de risco de novos casos ajustados à população desse município. Entre eles os casos mais graves são os de Cuba, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, todos com mais de 4 mil novos casos por 100 mil habitantes.
Os concelhos em risco muito elevado (480 a 960 casos) são 107, menos 25 do que uma semana antes, enquanto os municípios em risco elevado (240 a 480 casos) baixam de 69 para 16. Em risco moderado (com menos de 240 casos) há 30 concelhos, menos 20 do que sete dias antes.
AML com 10 concelhos em risco extremo, incluindo Lisboa
Na Área Metropolitana de Lisboa (AML) encontram-se em risco extremo 10 dos 18 concelhos, incluindo Lisboa, o município mais populoso do país. Uma semana antes, apenas estava nesse patamar Alcochete.
Agora, além de Lisboa, estão no nível mais grave Alcochete, Almada, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Palmela, Setúbal e Vila Franca de Xira.
Quatro concelhos com mais de 4 mil casos por 100 mil residentes
Em quatro concelhos a incidência supera os 4 mil casos por 100 mil residentes ou, dito de outra forma, viram mais de 4% da população ser infetada em 14 dias.
A situação mais grave regista-se em Cuba, onde foram reportados 5.658 novos casos por 100 mil habitantes. Seguem-se Mêda (4.600), Figueira de Castelo Rodrigo (4.208) e Aguiar da Beira (4.106).
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.