Sábado – Pense por si

Mais de cem operacionais combatem chamas em Carrazedo

As chamas estão a consumir, segundo o comandante distrital de operações de socorro, "pinho, carvalho e mato".

Mais de uma centena de operacionais estão a combater, esta quarta-feira, umincêndiona zona de Carrazedo, em Bragança, com o vento a dificultar as operações no terreno, disse àLusao comandante distrital de operações de socorro, Noel Afonso.

O alerta foi dado às 12h39 e o fogo continua com duas frentes ativas, continuando o número de operacionais e meios sempre a aumentar porque "a situação no terreno não é fácil", disse o comandante.

"Há muito vento no local, o que dificulta as operações", afirmou.

As chamas estão a consumir, segundo ainda Noel Afonso, "pinho, carvalho e mato" e, por volta das 17h30, estavam a ser combatidas por 121 operacionais e 36 meios, entre os quais três máquinas de rastro para abrir acessos, e um meio aéreo.

O incêndio obrigou ao corte da estrada nacional 316, na zona do Zóio, como confirmou à Lusa o comando distrital de Bragança da GNR.

Segundo a fonte, esta estrada, embora nacional, tem pouco movimento, pelo que não foi indicada uma alternativa ao trânsito.

A nacional 316 liga os concelhos de Vinhais e Macedo de Cavaleiros e passa por algumas aldeias de Bragança, na chamada zona da serra (Nogueira).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.