Sábado – Pense por si

Mais de 40 mil cães e gatos errantes recolhidos em 2017

Segundo as estatísticas, 16.144 animais foram adoptados, 11.819 eutanasiados, 8.873 esterilizados e 98.266 vacinados

Mais de 40 mil cães e gatos errantes foram recolhidos em 2017 pelos serviços municipais em Portugal continental e nos Açores, revelam dados publicados pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Cão (arquivo)
Cão (arquivo)

Os dados, divulgados no portal da DGAV, reportam-se ao relatório anual sobre animais nos Centros de Recolha Oficial, previstos numa legislação em vigor desde Setembro.

De acordo com o relatório, solicitado pelo partido PAN - Pessoas, Animais e Natureza, 40.674 cães e gatos foram recolhidos em 2017, a maioria na região Norte (14.531).

Segundo as estatísticas, que não incluem informação sobre a Região Autónoma da Madeira, 16.144 animais foram adoptados, 11.819 eutanasiados, 8.873 esterilizados e 98.266 vacinados (estes últimos números incluem os animais recolhidos e vacinados nos centros e os vacinados no continente na campanha oficial contra a raiva).

A região Norte lidera a lista de maior número de animais adoptados (4.834), eutanasiados (5.090) e vacinados (41.257). Mas, por comparação com regiões com menos cães e gatos recolhidos, o Norte é a região que esterilizou menos animais (522).

O Alentejo e o Algarve foram as regiões com menos animais adoptados, respectivamente 649 e 780.

A lei, em vigor desde Setembro, prevê medidas para a criação de uma rede de Centros de Recolha Oficial de animais e proíbe o abate para controlo da população.

Os Centros de Recolha Oficial têm um ano, a contar da data de entrada em vigor da legislação, para aplicar "as condições técnicas para a realização da esterilização nos termos legais e regulamentares previstos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.