Sábado – Pense por si

Mãe de Iuri Mata: "Terá sempre o apoio da família"

09 de julho de 2019 às 12:09
As mais lidas

Tribunal de Almada dá esta terça-feira sequência ao julgamento de Diana Fialho e Iuri Mata, o casal acusado pelo Ministério Público de matar Amélia.

O casal acusado de matar a mãe adotiva da arguida,Diana FialhoeIúri Mata, enfrentou, esta terça-feira, mais uma sessão de julgamento no Tribunal de Almada. A mãe de Iuri foi uma das testemunhas ouvidas pelo juiz, garantindo que o filho "nunca foi conflituoso, era apaziguador de brigas". 

"Terá sempre o apoio da família a 100%, mesmo que seja condenado. O meu filho tem já um plano para se inserir na sociedade", revelou entre lágrimas, segundo o Correio da Manhã. Durante as suas declarações, a mulher desmentiu ainda que o filho vivesse às custas de Amélia, a vítima. 

Ambos os arguidos estão acusados pelo Ministério Público (MP) pelos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver. Segundo o despacho de acusação do MP, os arguidos "gizaram um plano" para matar Amélia Fialho, de 59 anos, e, em 1 de setembro de 2018, ao jantar, colocaram "fármacos" na bebida da vítima que "a puseram a dormir", tendo desferido "vários golpes utilizando um martelo", causando a morte da professora.

Após o homicídio, relata a acusação, os arguidos embrulharam o corpo e colocaram-no na bagageira de um carro, deslocando-se até um terreno agrícola, em Pegões, no Montijo, onde, com recurso a gasolina, "atearam fogo ao cadáver".

Os arguidos tinham requerido abertura de instrução mas, em maio, o juiz de instrução criminal (JIC) Carlos Delca, do Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro, decidiu levá-los a julgamento nos exatos termos da acusação do MP, por considerar que existiam "indícios mais do que suficientes para os levar a julgamento".

Foi em 7 de setembro de 2018 que a filha adotiva e o genro da vítima foram detidos e presentes a tribunal, o qual decretou a medida de coação de prisão preventiva. A arguida está no Estabelecimento Prisional de Tires, enquanto o homem no do Montijo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!