Joacine Katar Moreira disse ainda que, enquanto deputada de "um partido de esquerda feminista, antirracista e ecológico", este orçamento não representa o Livre.
A deputada única do partidoLivre, Joacine Katar Moreira, afirmou que oOrçamento de Estado para 2020(OE2020) é apenas de "continuidade" e apelou novamente a uma ótica e objetivos orçamentais "de esquerda".
"Os portugueses e as portuguesas revelaram o seu interesse em manter um executivo de esquerda e igualmente uma maioria de esquerda no parlamento. Isto é de uma enorme responsabilidade. Isto vai exigir que a ótica necessite de ser uma ótica de esquerda", afirmou a deputada do partido Livre, no encerramento do debate sobre o Orçamento de Estado para 2020.
Joacine Katar Moreira disse ainda que, enquanto deputada de "um partido de esquerda feminista, antirracista e ecológico", este orçamento não representa o Livre e que é necessário um documento que "dê resposta às emergências do século XXI".
"Este é efetivamente um OE da continuidade. Continuidade dos salários baixos e continuidade dos rendimentos baixos. Continuidade das taxas moderadoras e da secundarização da saúde mental. Continuidade de uma política ambiental insuficiente, deficiente e de uma ótica extrativista", declarou.
A deputada continuou, dizendo que a continuidade está também presente no subfinanciamento da cultura e das artes, na precariedade laboral para investigadores e na burocracia que "há anos insiste em penalizar os imigrantes".
"Continuidade de uma série de outras áreas que nós aguardamos ansiosamente que sejam rapidamente alteradas e que haja um investimento efetivo em áreas que verdadeiramente interessam à melhoria do quotidiano de milhões de portugueses e portuguesas", concluiu a deputada.
O Livre é o único partido com assento parlamento que não revelou o seu sentido de voto no OE, que tem já aprovação garantida na generalidade com os votos a favor do PS, a abstenção da restante esquerda parlamentar e do PAN, assim como dos deputados do PSD-Madeira. O PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votará contra.
Livre diz que OE é apenas de "continuidade" e pede "ótica de esquerda"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.