NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Joacine Katar Moreira disse ainda que, enquanto deputada de "um partido de esquerda feminista, antirracista e ecológico", este orçamento não representa o Livre.
A deputada única do partidoLivre, Joacine Katar Moreira, afirmou que oOrçamento de Estado para 2020(OE2020) é apenas de "continuidade" e apelou novamente a uma ótica e objetivos orçamentais "de esquerda".
"Os portugueses e as portuguesas revelaram o seu interesse em manter um executivo de esquerda e igualmente uma maioria de esquerda no parlamento. Isto é de uma enorme responsabilidade. Isto vai exigir que a ótica necessite de ser uma ótica de esquerda", afirmou a deputada do partido Livre, no encerramento do debate sobre o Orçamento de Estado para 2020.
Joacine Katar Moreira disse ainda que, enquanto deputada de "um partido de esquerda feminista, antirracista e ecológico", este orçamento não representa o Livre e que é necessário um documento que "dê resposta às emergências do século XXI".
"Este é efetivamente um OE da continuidade. Continuidade dos salários baixos e continuidade dos rendimentos baixos. Continuidade das taxas moderadoras e da secundarização da saúde mental. Continuidade de uma política ambiental insuficiente, deficiente e de uma ótica extrativista", declarou.
A deputada continuou, dizendo que a continuidade está também presente no subfinanciamento da cultura e das artes, na precariedade laboral para investigadores e na burocracia que "há anos insiste em penalizar os imigrantes".
"Continuidade de uma série de outras áreas que nós aguardamos ansiosamente que sejam rapidamente alteradas e que haja um investimento efetivo em áreas que verdadeiramente interessam à melhoria do quotidiano de milhões de portugueses e portuguesas", concluiu a deputada.
O Livre é o único partido com assento parlamento que não revelou o seu sentido de voto no OE, que tem já aprovação garantida na generalidade com os votos a favor do PS, a abstenção da restante esquerda parlamentar e do PAN, assim como dos deputados do PSD-Madeira. O PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votará contra.
Livre diz que OE é apenas de "continuidade" e pede "ótica de esquerda"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.