Sábado – Pense por si

Lisboa sem recolha de lixo até quarta-feira

23 de outubro de 2016 às 18:31
As mais lidas

Autarquia anunciou hoje a greve dos trabalhadores da Valorsul e pede que munícipes não coloquem os resíduos no lixo

O município de Lisboa vai ficar sem recolha de lixo entre segunda-feira à noite e quarta-feira de manhã devido à greve dos trabalhadores de tratamento de resíduos sólidos, anunciou hoje a autarquia.

Um comunicado da Câmara Municipal de Lisboa (CML) refere que "devido à greve dos trabalhadores da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A, o Município de Lisboa vê-se impedido de proceder à remoção dos resíduos urbanos".

A recolha não será feita entre segunda-feira à noite e a manhã de quarta-feira, 26 de Outubro, razão pela qual a CML solicita que, naquele período, os munícipes não coloquem os resíduos no lixo.

Na semana passada, os trabalhadores da Valorsul divulgaram um comunicado indicando a convocação de greve para entre as zero horas de terça-feira, 25 de Outubro, e as 08:00 do dia seguinte, quarta-feira, "para exigir o aumento dos salários e o cumprimento do direito à negociação colectiva".

Os trabalhadores apontam que a administração da empresa, na última reunião com os representantes dos trabalhadores, "confirmou que não pretende iniciar a negociação da revisão da tabela salarial e de outras matérias constantes do Acordo de Empresa, para o ano de 2016".

Os trabalhadores recordam que têm vindo a reivindicar "o cumprimento do direito à negociação colectiva, o aumento dos salários - que não são actualizados desde 2009 - bem como uma distribuição justa da riqueza criada com o seu empenhamento, esforço e dedicação".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.