A Liga dos Bombeiros Portugueses fez pedido de novo equipamento ao secretário de Estado da Protecção Civil, Artur Neves.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defende hoje um investimento de cerca de nove milhões de euros como essencial para a reposição e reforço de equipamentos de protecção individual (EPI) para os bombeiros no combate aos incêndios florestais.
Em comunicado, a LBP revela que foi isso que transmitiu na quarta-feira ao Governo, em reunião com o secretário de Estado da Protecção Civil, Artur Neves, insistindo que esse investimento deve exigir a abertura imediata do respectivo concurso público.
"A LBP defendeu ainda na mesma reunião a necessidade, também urgente, de uma decisão sobre o ressarcimento das associações de bombeiros que tenham acidentado ou perdido viaturas em serviço. A LBP deixou claro que esta questão deverá ser tratada pelo Governo com a celeridade que permita a reposição imediata das viaturas", adianta a nota assinada por Jaime Marta Soares, presidente da LBP.
Durante o encontro, a LBP apresentou também uma proposta ao SEPC para que, retomando uma prática anterior, este responsável assuma a marcação de reuniões de avaliação final do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR - 2018) por agrupamentos, com a presença dos presidentes de direcção e comandantes das associações e corpos de bombeiros. Este trabalho, prossegue a LBP, será concluído com uma reunião magna, com a presença do ministro da Administração Interna (MAI), a realizar em data e local a designar.
Por outro lado, na sequência das exigências que vinha fazendo, a LBP revela que foi informada por Artur Neves que vai ser lançado de imediato um concurso público, no valor de 304.500 euros, que irá permitir a aquisição de EPI para as Associações de Bombeiros de Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Sertã, Góis, Pampilhosa da Serra, Cernache do Bonjardim e Penela.
Liga dos Bombeiros quer investimento de €9 milhões para equipamentos de protecção individual
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.