Bombeiros ainda não receberam despesas extraordinárias dos fogos deste ano
A Proteção Civil disse que espera fazer estes pagamentos com "a maior brevidade possível".
A Proteção Civil disse que espera fazer estes pagamentos com "a maior brevidade possível".
A lei de financiamento das associações humanitárias de bombeiros voluntários é aprovada anualmente no parlamento no âmbito do OE.
O presidente da LBP disse que a organização representativa dos bombeiros quer o compromisso do governo e dos partidos nas alterações legais e pretende ser ouvida pelos deputados.
O presidente da LBP, António Nunes, disse à Lusa que cerca de metade dos bombeiros, 112, ficaram feridos desde 27 de julho, quando começou a registar-se maior número de fogos.
Há cada vez mais pilotos de combate aos incêndios a trabalhar no país vizinho. Bombeiros e pilotos falam de maus salários e condições de trabalho.
Na próxima sexta-feira as corporações recusarão utilizar as ambulâncias do INEM que lhes estão atribuídas, com mais custos para o Estado, se dívidas estiverem por pagar.
O despiste do veículo desta corporação alentejana aconteceu na quarta-feira à noite, na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Saboia, em Odemira, deixando cinco bombeiros feridos, entre os 37 e os 43 anos, dos quais quatro graves e um ligeiro. Um deles acabou por morrer.
A partir deste domingo e até 28 de fevereiro de 2025 podem ser associadas ao socorro até 100 ambulâncias e respetivas tripulações de bombeiros para fazer frente à atividade gripal e outros vírus respiratórios.
O encerramento de unidades hospitalares por falta de profissionais de saúde afeta o transporte de pacientes. Há relatos de pessoas que esperam horas nos hospitais depois de terem alta.
"Uma coisa é a GNR com os seus homens e mulheres que merecem o nosso respeito e a nossa admiração pelo trabalho que fazem em prol da segurança do país. Outra coisa completamente diferente é para o mesmo local ou para uma circunstância de concorrência entre duas entidades que deviam ser complementares", disse António Nunes, em entrevista à agência Lusa.
António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE foi eleito a 30 de outubro de 2021.
Jaime Marta Soares, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse ter ficado "surpreendido" e "preocupado" com a notícia sobre a vacinação.
Liga dos Bombeiros avança que no primeiro período possam ser vacinados cerca de 12.500 profissionais, lamentando que bombeiros "não sejam citados expressamente" no grupo dos profissionais de serviços críticos.
Liga dos Bombeiros Portugueses diz estar "à beira do colapso" e que o Governo contribuiu para a sua "falência técnica". Ministérios da Saúde e da Administração Interna só reconhecem metade das dívidas.
Setor alerta para a falta de preparação dos cerca de dois mil estagiários no terreno.
Jaime Marta Soares especificou que é necessário saber "quais os corpos de bombeiros que devem estar de prevenção" e "quais os meios ao dispor".