Sábado – Pense por si

Junta de Benfica não abateu árvore que caiu por falta de meios

Moradores afirmam que a árvore "estava totalmente seca" e tinha uma cinta da Junta de Freguesia desde há cerca de mês e meio a dizer que tinha de ser abatida

O abate da árvore que caiu na freguesia de Benfica ao final da manhã desta quinta-feira estava autorizado pela Câmara Municipal de Lisboa, mas não se concretizou devido à falta de meios da Junta, segundo esta autarquia.

Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica
Queda de árvore Benfica

A queda de uma árvore já sinalizada para abate pela Junta de Freguesia de Benfica provocou danos em vários carros, sem causar danos pessoais, constatou a Lusa no local. As fitas de segurança estavam a cercar sete carros.

Pelas 13h00, a Polícia Municipal estava no local a cortar os galhos da árvore.

Numa nota enviada esta tarde à agênciaLusa, a Junta de Freguesia de Benfica refere que "a árvore em causa faz parte de um relatório que a Junta entregou à Câmara Municipal de Lisboa".

O texto lembra que a 28 de Dezembro o município "deu um parecer favorável ao abate de duas árvores - uma na Rua Barroso Lopes e outra na Rua Maria Lamas".

A freguesia liderada pela socialista Inês Drummond aponta que "avançou com os seus próprios meios para o abate da árvore da Rua Maria Lamas, por se tratar de uma árvore de menores dimensões".

No entanto, o mesmo não aconteceu com a árvore que acabou por tombar esta manhã, dado que a autarquia "não dispunha de meios próprios para o abate da árvore da Rua Barroso Lopes, por ser uma árvore de grande porte".

A Junta de Freguesia de Benfica indica que, perante esta situação, "em Janeiro abriu um procedimento de contratação deste tipo de serviços, mas não houve qualquer proposta para a prestação dos serviços em causa".

A autarquia observa também que "está a acompanhar a situação provocada pelo mau tempo" e que "os danos causados pela queda da árvore já foram, entretanto, sinalizados pelas autoridades competentes".

Moradores ouvidos pelaLusano local afirmam que a árvore "estava totalmente seca" e tinha uma cinta da Junta de Freguesia desde há cerca de mês e meio a dizer que tinha de ser abatida.

"A árvore estava totalmente seca e é para abater. Foi uma sorte ter caído para este lado e não para o outro, onde há um parque infantil", disse José Manuel, um dos moradores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.