Sábado – Pense por si

Jorge Sampaio ouvia sempre amigos e confidentes, mas decidia sozinho

Diogo Barreto
Diogo Barreto 11 de setembro de 2021 às 15:10

A mulher, filhos, camaradas de partido e amigos de uma vida foram sempre uma parte essencial no processo de decisão do Presidente da República. Mas as decisões eram tomadas sozinho.

Uma das principais características de Jorge Sampaio era a forma como se rodeava de amigos e família sempre que possível, mas acabava por tomar as decisões sempre sozinho. Um exemplo disso é a sua decisão de se candidatar a presidente da Câmara de Lisboa. O PS pensava em avançar com vários candidatos, mas os amigos começaram a pressionar Sampaio para que se atirasse para a frente. o então secretário-geral falou com vários amigos e camaradas de partido (mas não com o Presidente Mário Soares), mas a decisão foi tomada sozinho, frente a um espelho em sua casa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro