Naquela que foi a sua última conferência como ministro das Finanças, Leão salientou que Portugal é um dos primeiros países da UE a registar um défice inferior ao referencial de défice de 3%.
O ministro as Finanças, João Leão, afirmou hoje que a redução do défice para 2,8% em 2021 consolida a trajetória das contas certas e coloca Portugal no pequeno grupo de países da UE com défice inferior aos 3%.
Sérgio Lemos
"Os resultados hoje conhecidos consolidam a trajetória de contas certas dos últimos seis anos", referiu João Leão, numa conferência de imprensa hoje no Ministério das Finanças, após Instituto Nacional e Estatística (INE) ter divulgado que o défice das Administrações Públicas caiu para 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, inferior à meta do Governo.
Na proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), chumbada em outubro no parlamento durante a votação na generalidade, o Governo previa um défice orçamental de 4,3% do PIB em 2021.
Naquela que foi a sua última conferência de imprensa como ministro as Finanças – pasta que vai ser ocupada por Fernando Medina no próximo Governo –, João Leão salientou que Portugal é um dos primeiros países da União Europeia a registar um défice inferior ao referencial de défice de 3% e que se encontra "numa situação mais favorável" para enfrentar o futuro próximo.
"De acordo com os resultados provisórios obtidos neste exercício, em 2021 o saldo das Administrações Públicas (AP) atingiu -5.977,1 milhões de euros, o que correspondeu a -2,8% do PIB (-5,8% em 2020)", divulgou hoje o INE, na primeira notificação de 2022 relativa ao Procedimento dos Défices Excessivos (PDE).
A mesma informação da autoridade estatística nacional indica que para 2022 o Governo espera que o défice das contas públicas reduza para 1,9%.
Em 2020, foi registado um défice de 5,8%, uma quebra que se seguiu ao excedente registado no ano anterior e que foi potenciada pelo impacto da pandemia.
O valor do défice hoje divulgado é em contabilidade nacional (ótica de compromisso), ou seja, a que conta para Bruxelas e para as comparações internacionais.
João Leão sublinha trajetória das “contas certas” com redução do défice para 2,8%
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.