Sábado – Pense por si

Ivo Rosa: O juiz no seu domínio

Diogo Barreto
Diogo Barreto 09 de abril de 2021 às 08:00

O juiz de instrução criminal vai decidir quem vai a julgamento na Operação Marquês. De jovem que tratava dos animais na quinta a juiz num tribunal internacional, este é o percurso do homem que será o centro das atenções esta sexta-feira.

Ivo Rosa é o Bom, o Mau e será o Vilão da justiça portuguesa depois desta sexta-feira. Advogados gabam-lhe a atenção aos detalhes e o escrupuloso respeito pela letra da lei. Os procuradores criticam-lhe a incapacidade de adaptar os procedimentos às circunstâncias e aos diferentes tipos de casos sobre os quais decide. E dependendo da sua decisão em levar José Sócrates e Ricardo Salgado a julgamento ou não será o Vilão para um ou para outro lado da barricada da opinião pública. O "super-juiz" que tem em mãos um dos processos judiciais mais importantes da Justiça Portuguesa anuncia esta sexta-feira quem vai a julgamento na Operação Marquês, um dos momentos mais marcantes na Justiça portuguesa contemporânea. Mas houve um longo caminho que Ivo Rosa teve de fazer para aqui chegar. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.