Presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras defende efetivo de mil elementos.
O sindicato que representa os inspetores doSEFconsiderou "manifestamente insuficiente" o número de funcionários existentes naquele serviço de segurança face às exigências atuais, defendendo um efetivo de mil elementos.
"O número de inspetores não é suficiente para dar resposta às novas exigências", disse à agênciaLusao presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF),Acácio Pereira.
O sindicato reagia às declarações hoje feitas pelo ministro da Administração Interna na cerimónia de início do estágio de 68 novos elementos recrutados no âmbito de um concurso interno para a admissão de inspetores da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF.
"O SEF é uma prioridade estratégica da atuação do Governo e, na área da Administração Interna, foi o setor que teve nesta legislatura o maior crescimento proporcionar de dotação de meios humanos. Estamos a falar de um crescimento superior a 30%", disse Eduardo Cabrita, sublinhando que "os aeroportos nunca tiveram tantos inspetores".
"Até ao momento não notei nada", disse Acácio Pereira, sublinhando que regista com agrado estes reforços, mas adiantando que são "manifestamente insuficientes" face ao aumento de passageiros nos aeroportos e portos marítimos, dos imigrantes em Portugal e novas exigências, como tráfico de seres humanos.
O presidente do sindicato que representa os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras defendeu "admissões constantes de inspetores" até se conseguir encontrar "um equilíbrio".
Segundo o sindicato, o ideal seria a admissão de 100 novos inspetores por ano, devendo este serviço de segurança chegar aos mil efetivos.
Acácio Pereira recordou que 150 inspetores vão sair do SEF até 2023 para se reformarem.
"Se o SEF é uma prioridade para o Governo que o demonstrem ao admitir mais gente para fazer face às necessidades", sustentou.
Além dos 68 novos elementos que hoje começaram o estágio, está também a decorrer no SEF um concurso externo para a admissão de 100 inspetores, cuja formação deve começar este ano.
Em 2017 e 2018, cerca de 90 novos inspetores foram admitidos no SEF ao abrigo de um concurso interno na função pública.
Além dos inspetores, está ainda a decorrer no SEF o recrutamento de 116 assistentes técnicos e mais 16 para a área informática.
Inspetores do SEF são "manifestamente insuficientes" para exigências atuais
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.