Sábado – Pense por si

Inflação das notas deve-se ao modelo de acesso ao ensino superior

Carolina R. Rodrigues 19 de novembro de 2018 às 16:47

É o que defende Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas. O modelo de acesso ao ensino superior precisa de ser revisto, avisa, citando a OCDE.

Para Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, o problema da inflação das notas de alunos em várias escolas em Portugal, que violam as suas próprias regras, está directamente ligado à dificuldade de acesso ao ensino superior. Lima crê que que há necessidade de haver uma "revisão - após debate sério e criterioso -, silenciando muitos docentes universitários que apontam, reiteradamente, a impreparação dos alunos quando entram no ensino superior, muito por força de terem passado três anos da sua vida académica de olhos postos nos bons resultados a obter na avaliação externa", referiu em declarações à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.