Sábado – Pense por si

Infarmed: medicamento para bebé Matilde será pago na totalidade pelo Estado

03 de julho de 2019 às 19:14
As mais lidas

Medicamento tem de ser administrado em Portugal para ser pago pelo Estado. Médicos têm que fazer pedido.

OInfarmedgarantiu esta quarta-feira que medicamento de que a bebé Matilde precisa irá ser pago na totalidade pelo Estado caso este seja administrado em Portugal. 

Para tal, o SNS tem de fazer o pedido formal do medicamento, coisa que, segundo o Infarmed a equipa médica ainda não fez. 

Após o pedido, a decisão será tomada no prazo de 24 horas. Caso os pais de Matilde não façam o tratamento em Portugal, os custos do mesmo terão de ser suportados pelos mesmos. 

Numa publicação no Facebook, os pais da "bebé especial" anunciaram ao início da tarde que esta está a "recuperar bem" e que já saiu dos cuidados intensivos. 

Negam no entanto que tenham sido contactados pelo laboratório que possui o medicamento e sublinham que todo o dinheiro angariado que não for usado será doado a outras "Matildes".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.