Sábado – Pense por si

Infarmed: medicamento para bebé Matilde será pago na totalidade pelo Estado

Medicamento tem de ser administrado em Portugal para ser pago pelo Estado. Médicos têm que fazer pedido.

OInfarmedgarantiu esta quarta-feira que medicamento de que a bebé Matilde precisa irá ser pago na totalidade pelo Estado caso este seja administrado em Portugal. 

Para tal, o SNS tem de fazer o pedido formal do medicamento, coisa que, segundo o Infarmed a equipa médica ainda não fez. 

Após o pedido, a decisão será tomada no prazo de 24 horas. Caso os pais de Matilde não façam o tratamento em Portugal, os custos do mesmo terão de ser suportados pelos mesmos. 

Numa publicação no Facebook, os pais da "bebé especial" anunciaram ao início da tarde que esta está a "recuperar bem" e que já saiu dos cuidados intensivos. 

Negam no entanto que tenham sido contactados pelo laboratório que possui o medicamento e sublinham que todo o dinheiro angariado que não for usado será doado a outras "Matildes".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.