Segundo comandante dos bombeiros explica que "o vento amainou totalmente e as temperaturas também desceram muito".
Os bombeiros já controlaram 80% da área do incêndio que lavra desde as 03:30 em Oliveira de Azeméis, revelou hoje o comando das operações, que às 21h50 ainda envolviam 397 operacionais.
"Agora está tudo a correr bem, temos sob controlo 80% da área afetada e estamos com uma boa janela de oportunidade para que os restantes 20% cedam bastante favoravelmente aos meios no terreno", declarou àLusao 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, Fernando Maciel.
Depois de o fogo ter estado apenas com uma frente ativa durante a manhã e voltar a ter quatro frentes a arder devido aos reacendimentos durante a tarde, o coordenador das operações atribuiu a evolução positiva verificada no início da noite a dois grandes fatores: "O vento amainou totalmente e as temperaturas também desceram muito".
Fernando Maciel espera agora que "nas próximas duas horas se consiga o controlo total da situação" e que antes da madrugada "se possa ter tudo em rescaldo e em consolidação".
O incêndio tem consumido "uma área considerável" das freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca, sendo que chegou a implicar a evacuação de "uma casa de lavoura" que o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro disse estar "numa localização isolada" e destinar-se apenas a armazenamento de alfaias agrícolas.
Às 18h00 o fogo estava a ser combatido por 431 operacionais, 129 meios terrestres e três aeronaves e às 22:00 esse dispositivo diminuiu para 397 homens e 121 veículos.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, assumiu ao final da tarde que o trabalho dos bombeiros ia exigir "atenção redobrada" à orientação do vento durante a noite, para se anteciparem eventuais riscos para núcleos urbanos, mas às 21:50 Fernando Maciel punha esses receios de parte.
"A situação está muito mais tranquila agora. Durante a tarde ainda tínhamos quatro frentes ativas e o fogo estava a lavrar com muita intensidade, mas agora a velocidade do vento não tem comparação e o perímetro está quase todo controlado", concluiu o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis.
Incêndios: Bombeiros já controlaram 80% da área que mantém 397 operacionais em Azeméis
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O discurso do “combate à burocracia” pode ser perigoso se for entendido de forma acrítica, realista e inculta, ou seja, se dispensar os dados e evidências e assentar supostas verdades e credibilidades em mitos e estereótipos.
Campanhas dirigidas contra Mariana Mortágua mais não são do que inequívocos actos de misoginia e homofobia, e quem as difunde colabora com o que de mais cobarde, vil e ignóbil existe na sociedade portuguesa.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.