Sábado – Pense por si

Incêndios: Beiras e Serra da Estrela abre concurso para sapadores florestais

Concurso pretende preencher 14 postos de trabalho.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) tem a decorrer o concurso para preenchimento de 14 postos de trabalho para a categoria de assistentes operacionais para constituição de uma brigada de sapadores florestais.

Segundo o aviso hoje publicado em Diário da República (DR), a formalização das candidaturas tem um prazo de 10 dias a contar da sua publicação.

Os futuros elementos da brigada de sapadores florestais da CIM-BSE, que tem sede na Guarda, terão responsabilidade na instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas acções de consolidação e pós-fogo, bem como nas acções de estabilização de emergência.

Ficarão ainda responsáveis pela realização de acções de silvicultura de carácter geral e de silvicultura preventiva no âmbito dos incêndios florestais, na vertente da gestão de combustível florestal, com recurso a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou pelo uso de fogo controlado, entre outras.

O aviso publicado hoje no DR indica que serão também responsáveis pela manutenção e protecção de povoamentos florestais, no âmbito da gestão florestal e do controlo de agentes bióticos nocivos; pela manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e apoio à gestão florestal; e pela sensibilização das populações para as normas de conduta em matéria de protecção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo, da limpeza das florestas e da fitossanidade.

A futura brigada realizará também, entre outras iniciativas, "vigilância armada, ações de primeira intervenção em incêndios florestais e apoio a operações de rescaldo e vigilância activa pós-rescaldo, no âmbito da protecção civil".

O local de trabalho situa-se na sede da CIM-BSE, na cidade da Guarda, ou na sua área territorial de intervenção, lê-se no documento.

Segundo o aviso, podem ser admitidos ao procedimento concursal os indivíduos que, entre outros requisitos, tenham 18 anos, não estejam inibidos do exercício de funções públicas ou não tenham interdição para o exercício daquelas que se propõem desempenhar e ser detentores da escolaridade obrigatória.

Aquela entidade publicou também hoje em DR o procedimento concursal para recrutamento de um técnico superior, para coordenação da brigada de sapadores florestais.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.