No local mantêm-se 335 operacionais, auxiliados por 100 viaturas. O incêndio deflagrou na quarta-feira durante a tarde e chegou a ser dado como dominado na sexta-feira.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Revel, Vila Pouca de Aguiar, foi hoje dominado, cerca das 14:00, depois de várias reativações, tendo já sido desmobilizados alguns meios para "descanso de pessoal".
D.R.
"Desmobilizamos alguns meios para irem descansar e para os termos de novo amanhã mais frescos. Enquanto a temperatura não amenizar, vamos ter aqui para mais alguns dias", disse à Lusa o 2.º comandante Artur Mota, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.
De acordo com Artur Mota, "o perímetro do incêndio já é muito grande, rondando os 5/6 quilómetros".
"Temos alguns pontos críticos, alguns sítios onde não se conseguiu fazer o rescaldo com máquina e, portanto, há sempre o risco de voltarem a reativar", sublinhou.
No local mantêm-se 335 operacionais, auxiliados por 100 viaturas, de acordo com a informação disponibilizada na página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
O alerta para este fogo foi dado às 17:14 de quarta-feira, em Revel, e, em pouco tempo, verificou-se uma grande mobilização de meios para esta ocorrência que teve uma progressão muito rápida em zona de pinhal e chegou a avançar em três frentes.
O combate tem sido dificultado pelas condições meteorológicas, altas temperaturas durante o dia e ventos fortes e com constantes variações.
Este é o segundo grande incêndio numa semana neste concelho. O fogo que deflagrou no dia 17 de julho, em Cortinhas, Murça, evoluiu para Vila Pouca de Aguiar e queimou uma vasta área de pinhal e mato, ainda soutos, vinha e pastos.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.