
Exército já empenhou mais de 3.700 militares no combate aos incêndios
Atualmente, o Exército está presente em 36 municípios afetados pelos incêndios rurais.
Atualmente, o Exército está presente em 36 municípios afetados pelos incêndios rurais.
Houve drama e escolhas difíceis: a busca incessante por um candidato que agradasse a Montenegro em Espinho; o autarca que corre de novo em Mafra, agora contra o partido; o abraço a uma comunista com ar de vitória e a desistência por “motivos pessoais” no Funchal.
Mais de duas dezenas de presidentes de câmara já encontraram outra ocupação. PSD e PS encaixam autarcas no fim do terceiro mandato – o limite legal – noutros postos. Tachos, dizem uns. Recompensa e escolha dos melhores, dizem eles. São deputados, eurodeputados, dirigentes de ULS, da segurança social, de CCDR ou de institutos públicos. E as nomeações estão a acelerar.
O fogo foi ateado numa área florestal junto a um armazém, que acabou por arder por completo, onde um empresário tinha o escritório da empresa de importação e exportação de flores e hortícolas, documentação, máquinas, empilhadoras, arcas frigoríficas e plantas.
Pelo menos uma pessoa sofreu ferimentos ligeiros devido ao mau tempo, em Vouzela. Vento forte é a razão da maioria das 1.300 ocorrências registadas pela Proteção Civil.
Escola em Montalegre fechou devido às previsões de vento e chuva fortes.
Ao longo do dia, vão ainda passar por Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) e Sever do Vouga (Aveiro).
Foi possível durante a noite devido a condições meteorológicas mais favoráveis dominar um conjunto de incêndios em todo o País.
Sete pessoas morreram e 166 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país.
Contabilizavam-se ao final da manhã um total de 82 fogos rurais, nos quais estavam destacados 3.858 operacionais, 1.200 veículos e 13 meios aéreos.
Os fogos que lavram há vários dias no distrito de Aveiro continuam a ser os que mobilizam mais operacionais e meios.
"Se isto evoluir assim até ao fim do dia vamos ter o incêndio à porta de Vidago (Chaves)", referiu o comandante dos bombeiros.
Os fogos que lavram há vários dias no distrito de Aveiro continuam a ser os que mobilizam mais operacionais e outros meios.
Os fogos que lavram há vários dias no distrito de Aveiro continuam a ser os que mobilizam mais operacionais e meios.
As zonas mais afetadas localizam-se na Região de Aveiro, Tâmega e Sousa e Viseu Dão Lafões, que totalizam 47.376 hectares de área ardida, 75% da área ardida em todo o território nacional.
Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.