Sábado – Pense por si

Idosos feridos após derrocada de prédio em Lisboa em observação no hospital

Casal ficou soterrado e vai manter-se em observação no Hospital de São José, em Lisboa. "Não inspiram cuidados. A senhora partiu um pé", indicou a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Os dois idosos que ficaram feridos esta segunda-feira após a derrocada de um prédio em obras na Calçada da Picheleira, em Lisboa, vão manter-se em observação no hospital, mas o seu estado não inspira cuidados, segundo a proteção civil municipal.

A carregar o vídeo ...

A diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins, disse à agência Lusa cerca das 11h30, que os dois idosos, um casal que ficou soterrado, vão manter-se em observação no Hospital de São José, em Lisboa.

"Não inspiram cuidados. A senhora partiu um pé", afirmou.

Os dois idosos, a filha e neta estavam em casa, quando o edifício onde moravam foi atingido pela derrocada do prédio contíguo, que estava em obras, na Calçada da Picheleira, na freguesia do Beato.

A filha e a neta não ficaram feridas, tendo ficado em casa de familiares uma vez que o prédio onde viviam não tem condições de habitabilidade.

"O alojamento para já está assegurado em casa de familiares", disse a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, acrescentando que o dono de obra que provocou os danos está a assumir as suas responsabilidades.

Margarida Castro Martins tinha dito anteriormente à Lusa que o prédio desabou à 01h05 para cima de edifícios contíguos.

Uma equipa da fiscalização do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa deslocou-se ao local, estando às 11h30 em curso uma vistoria.

Quatro viaturas foram também atingidas pela derrocada do prédio.

O Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa mobilizou para o local vários meios e operacionais, entre os quais a Unidade Cinotécnica e a "equipa de 'drones'" para buscas suplementares, não tendo sido detetadas mais nenhumas vítimas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.