Os trabalhadores de limpeza do CHUSJ vão fazer uma greve de 48 horas, de terça a quarta-feira, para reivindicar um aumento do subsídio de alimentação.
OHospital de São João, no Porto, informou este sábado que não prevê que a prestação de cuidados de saúde seja afetada pela greve dos trabalhadores da limpeza na próxima semana, dado que "foi determinada a prestação de serviços mínimos".
Os trabalhadores de limpeza doCentro Hospitalar Universitário de São João(CHUSJ) vão fazer uma greve de 48 horas, de terça a quarta-feira, para reivindicar um aumento do subsídio de alimentação, anunciou hoje o sindicato do setor.
Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) informou que os trabalhadores reivindicam um aumento de 1,85 euros para 3,50 euros por dia.
Durante esses dois dias, os profissionais vão concentrar-se à porta principal da unidade hospitalar entre as 09:30 e as 12:30 pela "defesa dos seus direitos", refere o sindicato.
Hoje, o hospital informou, em comunicado, que "não se prevê que o serviço de limpeza no CHUSJ seja afetado de forma a condicionar a prestação de cuidados de saúde, uma vez que foi determinada a prestação de serviços mínimos; na última greve neste contexto, todos os serviços funcionaram de forma adequada, ressaltando o profissionalismo e a defesa do interesse dosutentesque os profissionais em causa demonstraram".
"A greve é uma decisão dos profissionais, numa negociação com a sua entidade patronal, com a qual o CHUSJ possui um contrato de prestação de serviços, mas sendo totalmente alheio às questões laborais que se encontram em discussão", refere o comunicado do hospital, acrescentando que "não se trata de profissionais do CHUSJ, mas contratados por uma entidade externa".
Hospital de São João prevê que greve da limpeza não afete prestação de cuidados de saúde
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.