Sábado – Pense por si

Hospitais públicos fazem maioria dos atendimentos

05 de abril de 2019 às 12:40
As mais lidas

Os hospitais do SNS asseguravam mais de 80% dos atendimentos em urgência, mais de 70% de internamentos e cirurgias e cerca de 65% das consultas médicas.

Os hospitais públicos continuavam em 2017 a ser os que mais atendimentos, cirurgias e internamentos faziam, mas foi nos hospitais privados que a produção mais aumentou, segundo dados estatísticos divulgados hoje pelo INE.

A propósito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala no domingo, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje alguns indicadores sobre a saúde relativos ao período entre 2007 e 2017.

No último ano analisado, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde asseguravam mais de 80% dos atendimentos em urgência, mais de 70% de internamentos e cirurgias e cerca de 65% das consultas médicas.

"Todavia, tal como no ano anterior [2016], foi no conjunto dos hospitais privados que esta produção mais aumentou", refere o INE.

Os privados tiveram em 2017 um acréscimo de 3,6% de cirurgias, 4% de internamentos, 4,5% de consultas médicas e cresceram sobretudos nos exames e atos complementares, com mais 7,1%.

Já nos hospitais públicos ou em parceria público-privada, aumentaram 0,3% as cirurgias, 0,6% as consultas médicas e cresceram 7,3% os exames e atos complementares de diagnóstico, tendo baixado os internamentos em 0,7%.

Em 2017 realizaram-se cerca de 19,8 milhões de consultas médicas nos hospitais, das quais 65,1% foram asseguradas por hospitais públicos ou em parceria público-privada.

Foram realizadas cerca de 942 mil cirurgias por médico-cirurgião em sala operatória em 2017, um aumento de 1,2% relativamente ao ano anterior, de forma mais expressiva nos hospitais privados (mais 3,6%) do que nos públicos ou em parceria público-privada (mais 0,3%).

Cerca de 72% das cirurgias foram realizadas em hospitais públicos, das quais 85,1% foram programadas. No caso dos privados, as cirurgias programadas tinham um peso maior, representando 96,8% do total de cirurgias realizadas em 2017.

Em 2017, foram realizados cerca de 154 milhões de atos complementares de diagnóstico nos hospitais portugueses, mais 10,1 milhões do que no ano anterior. Cerca de 91% destes atos complementares (140 milhões) decorreram nos hospitais públicos, mais 7,3% do que no ano anterior.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.