Sábado – Pense por si

Hospitais perto de Lisboa vão continuar com cirurgias e consultas suspensas devido à Covid-19

06 de junho de 2020 às 17:16
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Ministra da Saúde, Marta Temido, indicou que toda a atividade não urgente vai continuar suspensa "enquanto se mantiver a situação epidemiológica que justifica algum estado de alerta". Regresso à normalidade pode acontecer só "nas próximas semanas".

A suspensão da atividade não urgente em hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas vai continuar "enquanto se mantiver a situação epidemiológica que justifica algum estado de alerta", disse hoje a ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, Marta Temido disse ter a expetativa de que, "nas próximas semanas, seja possível regressar àquilo que é o patamar com que estamos na resposta em todos os hospitais do país e retomar a recalendarização da atividade programada, neste momento suspensa".

Número de testes realizados também conta repetições

O número de testes à covid-19 realizados em Portugal não está "depurado de repetições", explicou hoje a ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa diária sobre a situação da pandemia de covid-19, hoje sem boletim atualizado devido a uma falha no sistema de informações, Marta Temido especificou que o número de testes é "global", abrangendo "não só os testes de novos casos, mas os testes de repetição de doentes curados ou até de verificação de casos positivos".

A ministra da Saúde frisou, porém, que "o número de testes não tem parado de aumentar", tendo sido realizados, desde 01 de março, 908.291 testes de diagnóstico, dos quais 8,8% em março, 38% em abril, 46% em maio e 6,6% nos primeiros cinco dias do mês corrente.

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo, a que mais preocupa as autoridades sanitárias nesta altura, "situa-se agora na ordem dos 14 mil testes", concretizou a ministra, querendo com isso demonstrar "o aumento da estratégia de testagem".

Portugal contabiliza pelo menos 1.465 mortos associados à covid-19, em 33.969 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado na sexta-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.