Sábado – Pense por si

Hackers paralisam Câmara de Vinhais e fazem pedido de resgate

16 de outubro de 2019 às 17:32
As mais lidas

O presidente da Câmara salientou que a resolução do problema acarreta custos que o município terá de suportar, mas disse não estar disponível para pagar os resgates pedidos no ataque.

Um ataque informático à câmara de Vinhais, no distrito de Bragança, tem os serviços municipais paralisados desde a manhã de terça-feira e ainda sem perspetiva de resolução, disse esta quarta-feira o presidente, Luís Fernandes. O autarca referiu-se à situação como "um problema grave" que deixou os dados informáticos da autarquia todos encriptados e com pedido de resgate para libertar a informação e restabelecer o sistema.

"Já participámos às entidades criminais competentes e estamos agora a tentar, junto de empresas que estão vocacionadas para isso, desbloquear esta situação que causa constrangimentos muitos grandes", explicou à Lusa. Até o problema ser resolvido, "todos os processos informáticos e toda essa área que hoje é vital para o funcionamento de qualquer serviço está bloqueada", como indicou ainda o autarca.

Luís Fernandes salientou que a resolução do problema acarreta custos que o município terá de suportar, mas disse não estar disponível para pagar os resgates pedidos no ataque. "Há vários pedidos sempre de valores muito, muito altos, há casos de 20, 30 mil euros, um valor replicado por vários pedidos e alguns não foram abertos porque os informáticos aconselham a não abrir porque poderá pior o ataque", concretizou.

A Câmara já informou os munícipes do problema no sítio oficial da Internet, todavia o presidente afirmou que tudo está a ser feito para atender as solicitações que aparecem. Uma das principais preocupações está resolvida, como disse, e refere-se à questões dos funcionários municipais, já que o ataque coincidiu com o processamento de salários.

"Tenho já a garantia de que será feito", afirmou. O autarca disse ainda que quando falou com a Polícia Judiciária lhe foi dito que "estes ataques estão a acontecer em vários organismos do Estado e também ao nível de privados".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.