Plano de contingência prevê carreiras extra entre o Cais do Sodré e o Seixal e a ligação entre o terminal do Seixal e o terminal do Barreiro através de táxi.
A greve dos mestres daSoflusa, empresa responsável pelas ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa, provocou hoje a supressão de oito carreiras, prevendo-se que a partir das 23:30 e até 07:15 de domingo "sejam canceladas 16 ligações".
"Hoje, dia 06 de julho, estavam previstas 15 carreiras entre as 00:00 e as 07:15, tendo sido suprimidas oito (quatro carreiras em cada sentido)", avançou à Lusa fonte da administração da empresa, assegurando que, além desse horário, não foram registadas supressões no serviço regular.
A partir das 23:30 de hoje até às 07:15 de domingo, a empresa prevê que sejam canceladas 16 ligações, pelo que durante esse período todas as carreiras previstas estão suprimidas.
Assim, a Soflusa assegura que, hoje e domingo, na ligação Barreiro -- Terreiro do Paço, a primeira carreira realiza-se às 07:25 e a última carreira às 22:25, enquanto na ligação Terreiro do Paço -- Barreiro, a primeira carreira está prevista para as 07:55 e a última carreira às 22:55.
Apesar de antecipar a supressão total das carreiras no horário de madrugada, a Soflusa indicou que, das 60 ligações previstas no horário de domingo, ficam "sujeitos a confirmação" vários horários,como consta da página da empresa.
Os mestres da Soflusa iniciaram hoje uma greve até 31 de dezembro ao trabalho extraordinário, por considerarem que as negociações com a empresa sobre a valorização salarial não estão a evoluir.
Este pré-aviso de greve foi marcado pelo Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante (STFCMM), que afirma não se estar a registar "evolução significativa" nas negociações com a Soflusa.
Por este motivo, os mestres já se encontravam a recusar o trabalho suplementar, desde 18 de junho, entrando hoje em greve, exigindo que seja respeitado o acordo celebrado em 31 de maio, de aumento do prémio de chefia, que dizem ter sido "suspenso".
Contudo, em 21 de junho, a Soflusa garantiu que estão a decorrer as negociações com os sindicatos e que irá dar "total cumprimento" ao acordo estabelecido com os profissionais.
Na sexta-feira à noite a empresa ativou um plano de contingência para assegurar o transporte dos passageiros da ligação fluvial, entre o Barreiro e Lisboa, de forma alternativa, explicando que a última ligação ocorreu às 23:30 devido à falta de mestre.
O plano de contingência consiste na realização de carreiras extra entre o Cais de Sodré e o Seixal, às 00:15, 01:15 e 02:15, sendo depois efetuada a ligação entre o terminal do Seixal e o terminal do Barreiro através de táxi.
O STFCMM entregou um pré-aviso de greve, a todo o trabalho extraordinário, a partir de hoje, bem como um pré-aviso de greve, entre as 00:00 de segunda-feira e as 24:00 horas de quarta-feira.
Devido à greve de três dias agendada para o início da próxima semana, a Soflusa refere que foram decretados serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.
Os serviços mínimos consistem em duas carreiras em cada sentido. Entre Barreiro e Lisboa será às 00:30 e 05:05, e no sentido contrário às 01:00 e às 05:30.
Greve dos mestres da Soflusa cancela 16 ligações a 7 de julho
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.