Sábado – Pense por si

Governo propõe que juntas de freguesia possam ter presidentes a meio tempo

Conselho de Ministros aprovou diploma que será discutido em Parlamento e que passa por permitir que todas as juntas de freguesia possam ter um presidente a meio tempo, com redução de vencimento.

O Governo aprovou esta quinta-feira um diploma que será debatido no Parlamento e altera os termos do exercício do mandato a meio tempo dos presidentes das juntas de freguesia, permitindo um presidente a meio tempo, com redução de vencimento.

Conselho de Ministros
Conselho de Ministros Lusa

"Isto estava previsto apenas para as freguesias apenas de maior dimensão", e quando a proposta for aprovada na Assembleia da República fica "previsto para todas as freguesias independentemente da sua dimensão", disse a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), Alexandra Leitão, no final do Conselho de Ministros onde o diploma foi aprovado.

O comunicado do Conselho de Ministros refere que o diploma, em cumprimento do disposto no Programa do XXII Governo Constitucional, "visa reforçar as condições para o exercício de novas competências, assegurando a possibilidade de todas as freguesias contarem com um membro exercendo funções em permanência pelo menos a meio tempo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.