Sábado – Pense por si

Governo português não cumpre recomendações contra corrupção

Leonor Riso
Leonor Riso 06 de março de 2018 às 10:01

Regras de conduta dos juízes, deputados e procuradores são insuficientes. Há dois anos que o Governo teima em não dar resposta às recomendações anti-corrupção.

Deputados sem regras de conduta claras, lobistas desregulados, juízes que podem receber todo o tipo de prendas, procuradores desprotegidos em relação a pressões dos seus superiores. Estas são algumas das situações identificadas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa (GRECO), de acordo com o relatório divulgado esta terça-feira, 6 de Março. Mais grave: estas situações já tinham sido identificadas em 2015 e até Dezembro de 2017 o Governo não lhes deu resposta. Pelo contrário: das 15 recomendações só uma foi cumprida.   

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.