Sábado – Pense por si

Governo não está a retomar contactos para negociações com bombeiros profissionais

Lusa 05 de dezembro de 2024 às 16:30
As mais lidas

Informação surge depois de o Governo ter admitido que as negociações poderiam ser retomadas se as partes tivessem um "diálogo institucional sereno"

As negociações entre bombeiros sapadores e Governo estão suspensas e o executivo não está a realizar contactos para serem retomadas, afirmou esta quinta-feira o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

Na terça-feira, o Governo suspendeu as negociações sobre aumentos e revisões de carreira com os representantes dos bombeiros profissionais alegando razões de segurança, devido a uma manifestação de três centenas de sapadores junto à sede do executivo, em Lisboa. Nesta manifestação, não comunicada à Câmara Municipal foram lançados petardos e tochas e derrubado um perímetro de segurança policial.

MIGUEL A. LOPES/LUSA_EPA

Na quarta-feira, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais apelaram ao Governo que retome as negociações, tendo o ministro esta quinta-feira dito que não estão a haver contactos para se retomarem essas negociações.

Leitão Amaro, que respondia a perguntas dos jornalistas no final da reunião do Conselho de Ministros, frisou que as negociações estão suspensas porque o Governo não negoceia nas condições verificadas na terça-feira e disse que a proposta que foi apresentada pelo Governo implicava aumentos salariais que nos bombeiros em início de carreira ultrapassavam os quatro mil euros anuais.

O ministro reafirmou que tem de haver a garantia de estar assegurado um comportamento ordeiro e que o Governo só negoceia quando o exercício de livre manifestação pública é feito de forma legal e ordeira.

"É o respeito da lei e da ordem pública que exigimos para negociar", disse, reiterando que o Governo não negoceia sob coação e sob pressão de comportamentos ilegais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.