Informação surge depois de o Governo ter admitido que as negociações poderiam ser retomadas se as partes tivessem um "diálogo institucional sereno"
As negociações entre bombeiros sapadores e Governo estão suspensas e o executivo não está a realizar contactos para serem retomadas, afirmou esta quinta-feira o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
Na terça-feira, o Governo suspendeu as negociações sobre aumentos e revisões de carreira com os representantes dos bombeiros profissionais alegando razões de segurança, devido a uma manifestação de três centenas de sapadores junto à sede do executivo, em Lisboa. Nesta manifestação, não comunicada à Câmara Municipal foram lançados petardos e tochas e derrubado um perímetro de segurança policial.
MIGUEL A. LOPES/LUSA_EPA
Na quarta-feira, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais apelaram ao Governo que retome as negociações, tendo o ministro esta quinta-feira dito que não estão a haver contactos para se retomarem essas negociações.
Leitão Amaro, que respondia a perguntas dos jornalistas no final da reunião do Conselho de Ministros, frisou que as negociações estão suspensas porque o Governo não negoceia nas condições verificadas na terça-feira e disse que a proposta que foi apresentada pelo Governo implicava aumentos salariais que nos bombeiros em início de carreira ultrapassavam os quatro mil euros anuais.
O ministro reafirmou que tem de haver a garantia de estar assegurado um comportamento ordeiro e que o Governo só negoceia quando o exercício de livre manifestação pública é feito de forma legal e ordeira.
"É o respeito da lei e da ordem pública que exigimos para negociar", disse, reiterando que o Governo não negoceia sob coação e sob pressão de comportamentos ilegais.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres