NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Vai ser lançado o concurso para ser feita a prospeção para saber se nessas nove áreas existe ou não existe lítio", confirmou Matos Fernandes.
O ministro do Ambiente e da Transição Energética afirmou hoje no parlamento que vai ser lançado o concurso a prospeção de lítio em nove das 12 áreas identificadas com elevado potencial, tendo três sido eliminadas por ficarem em "áreas ambientalmente sensíveis".
A pesquisa, prospeção e exploração de lítio foi um dos temas mais levantados hoje pelos deputados da comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, o que levou o ministro Matos Fernandes a realçar que "não existe, neste momento, nenhuma exploração de lítio autorizada".
"Vai ser lançado o concurso para ser feita a prospeção para saber se nessas nove áreas existe ou não existe lítio. Se existir lítio, e se quem ganhar esse concurso quiser passar para a exploração, tem que fazer um estudo de impacte ambiental sobre o projeto", afirmou o ministro do Ambiente, realçando que só pode avançar se, do ponto de vista ambiental, receber 'luz verde'.
Em declarações aos jornalistas, no final da audição, o governante destacou que "Portugal é um país rico num recurso que é absolutamente fundamental para a transição energética que é o lítio".
"Precisamente para acabar com o que aconteceu no passado, de atomização dessas mesmas explorações, foi definido um plano que encontrou 12 zonas com elevado potencial para a existência de lítio. Dessas 12, três delas ficavam em áreas ambientalmente sensíveis. Por isso, foram retiradas. Neste momento, falamos de nove áreas", precisou.
Matos Fernandes sublinhou que o Governo não tem "um projeto de fomento mineiro para Portugal, mas de transição energética, para a qual o lítio é essencial".
Mais, acrescentou, "os concorrentes têm que necessariamente associar um projeto industrial para que maior valor acrescentado fique em Portugal e o lítio seja tratado no país para ter o maior valor acrescentado a partir dessa atividade".
A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de eletrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como um dos países com reservas.
Governo avança com concurso para pesquisa de lítio em nove das 12 zonas identificadas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?