Sábado – Pense por si

GNR apreende oito toneladas de amêijoa e identifica 35 imigrantes em situação ilegal

12 de fevereiro de 2020 às 21:37
Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas

A GNR tinha o objetivo de detetar a captura ilegal de bivalves na praia do Samouco, em Alcochete, e, em simultâneo, identificar a eventual exploração de imigrantes em situação ilegal.

A GNR apreendeu hoje cerca de oito toneladas de amêijoa, no valor de 80 mil euros, e identificou 35 imigrantes em situação ilegal que participaram nesta atividade em zona proibida, na praia do Samouco, em Alcochete, no distrito de Setúbal.

"Podemos falar em cerca de oito toneladas de bivalves apreendidos e também diverso material utilizado na apanha destes bivalves", adiantou à Lusa o comandante da GNR do Montijo, Ricardo Samouqueiro, que coordenou a operação.

A GNR tinha o objetivo de detetar a captura ilegal de bivalves nesta zona proibida e, em simultâneo, identificar a eventual exploração de imigrantes em situação ilegal, algo que é "inerente à execução desta atividade", segundo este responsável da GNR.

Desta forma, os militares identificaram cerca de 600 pessoas que se encontravam no local, das quais 210 eram estrangeiras e 35 foram "notificadas para abandonar o território nacional", indicou Ricardo Samouqueiro.

Além disso foram detidas duas pessoas que "não tinham cumprido a ordem de abandono do território nacional quando notificadas pela Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)", permanecendo em situação irregular no país.

A GNR ainda está a apurar os dados finais sobre o número de multas aplicadas, mas Ricardo Samouqueiro avançou que foram "seguramente uma centena de autos de diversa índole", não só pela apanha ilegal de bivalves, mas também por estacionamento abusivo em dunas e em zona pública.

"Todos aqueles que praticaram a apanha e foram identificados com amêijoa terão autos de contraordenação", cujas coimas podem atingir os 3.750 euros, referiu.

A operação resultou ainda na suspensão da atividade de um estabelecimento na praia do Samouco.

"Acima de tudo a mensagem que gostaria de passar é que este tipo de bivalves, apanhados nesta zona em que é interdita, não sendo processados e não sendo sujeitos a um controlo higiossanitário, constitui-se como um perigo grande para a saúde pública", frisou.

A operação foi organizada pela GNR, tendo começado pelas 13:00 com uma centena de militares, em colaboração com o SEF, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.