NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A Força Especial de Protecção Civil, criada no âmbito da nova lei orgânica da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), terá como missão a prevenção e resposta a situações de emergência.
O Governo quer criar a Força Especial de Protecção Civil, para suceder à Força Especial de Bombeiros ("canarinhos"), uma unidade que terá como missão a prevenção e resposta a situações de emergência.
A Força Especial de Protecção Civil é criada no âmbito da nova lei orgânica da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), aprovada em Conselho de Ministros a 25 de Outubro e que se encontra actualmente em consulta junta da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
A proposta, a que a agência Lusa teve acesso, adianta que a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), nova designação da ANPC, vai passar a integrar uma Força Especial de Protecção Civil (FEPC), assegurada por trabalhadores da carreira especial de sapador bombeiro e da carreira especial de oficial sapador bombeiro, que depende operacionalmente do comando nacional de emergência e protecção civil.
Segundo o Governo, a FEPC "é uma força de prevenção e resposta a situações de emergência e de recuperação da normalidade da vida das comunidades afectadas por acidentes graves ou catástrofes, no âmbito do sistema de protecção civil e do sistema integrado de operações de protecção e socorro e do sistema de gestão integrada de fogos rurais".
A Força Especial de Protecção Civil sucede à Força Especial de Bombeiros, conhecida por "canarinhos" e que foi criada em 2007 e está inserida no dispositivo operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
A nova lei orgânica foi aprovada em Conselho de Ministros a 25 de Outubro e encontra-se actualmente em consulta junta da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Força Especial de Protecção Civil vai substituir "canarinhos"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.