Vereador da Proteção Civil adiantou que o fogo consumiu mato e floresta, sendo que uma parte da zona que ardeu era uma área florestal bastante produtiva".
O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Ponte de Lima e que foi dominado na madrugada de hoje consumiu mais de 800 hectares de mato e floresta, disse à Lusa o vereador da Proteção Civil.
CMTV
Em declarações à agência Lusa, Carlos Lago adiantou que o fogo consumiu mato e floresta, sendo que uma parte da zona que ardeu era uma área florestal bastante produtiva".
"Era uma floresta rica de Ponte de Lima", observou.
A frente de fogo que ameaçava a freguesia de Vitorino de Piães foi dominada às 05:00 e entrou em fase de rescaldo.
Em declarações à Lusa, pelas 09:30, o comandante responsável pelo teatro de operações, Carlos Lima, disse que os trabalhos de consolidação vão prolongar-se "durante muitas horas".
"Vamos ver como é que ele [incêndio] se vai comportar durante o dia. Faremos uma avaliação ao final da tarde. Não vamos baixar a guarda", afirmou, adiantando que durante a noite o fogo não causou feridos, nem consumiu habitações, "por lavrar em zona de mato e floresta".
Carlos Lima, que é também comandante dos Bombeiros de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, acrescentou que o dispositivo vai manter-se no terreno, como se o fogo estivesse ativo".
De acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 09:32, o fogo mobilizava 159 operacionais, apoiados por 52 viaturas.
Além da frente de fogo em Vitorino de Piães hoje dominada, uma outra nas freguesias Rebordões (Santa Maria), Correlhã, Facha e Seara já havia sido dominada.
O incêndio começou na segunda-feira, às 22:47, na freguesia de Rebordões (Santa Maria).
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
José olhava para o álbum com expressão nostálgica. "A Patrícia perguntou-me no outro dia se não me arrependo de ter estragado a família. E eu não soube o que responder."
A sordidez da vida política tem-se acentuado de uma forma tão ignominiosa que não consigo deixar de tomar posição acerca dessa baixeza que se está a tornar “o novo normal” dos terríveis tempos que estamos a viver.