Sábado – Pense por si

Fogo de Soure e Vila Verde preocupam as autoridades

O incêndio em Colmeias, no concelho de Leiria, já foi dominado pelos bombeiros

Os incêndios que lavram em Soure, distrito de Coimbra, e no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, são os que mais preocupam a Autoridade Nacional de Protecção Civil. O fogo de Leiria já está dominado.

Em declarações à Lusa, o segundo comandante nacional Joaquim Moura explicou que estes dois incêndios preocupam as autoridades, mas considera que ambos estão a "evoluir favoravelmente". "O incêndio em Soure, distrito de Coimbra ainda tem duas frentes activas, uma delas com difícil acesso. Estamos a combater com material sapador e pessoas apeado, mas está bem encaminhado. Temos 439 operacionais e 132 veículos", explicou. 

Joaquim Moura salientou ainda o "excelente trabalho" dos bombeiros pois a "salvaguarda das vidas humanas foi sempre garantida".

De acordo com o responsável a segunda situação que preocupa a Protecção Civil diz respeito ao incêndio que lavra na localidade de Igreja, distrito de Braga, concelho de Vila Verde, incêndio que é combatido por 38 operacionais apoiados por 11 veículos.

Quanto ao incêndio em Colmeias, no concelho de Leiria, encontra-se em fase de resolução, o que significa que está dominado, de acordo com o responsável, avançando, no entanto, que ainda há "muito trabalho pela frente" para os 321 operacionais e 100 veículos que ainda se encontram no local.

Joaquim Moura salientou também que neste incêndio e devido ao trabalho dos bombeiros não houve "população ferida ou afectada", depois de na segunda-feira o fogo ter estado "descontrolado", chegando a colocar "casas e pecuárias em risco".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.