Sábado – Pense por si

Fiscais das secretas suspeitos de crimes

António José Vilela
António José Vilela 15 de outubro de 2020 às 07:00

O Ministério Público está a investigar o presidente e o próprio Conselho de Fiscalização dos serviços de informações portugueses. Estão em causa suspeitas de violação de segredo de Estado e eventuais crimes de corrupção.

Chama-se Abílio Morgado, tem 58 anos, é licenciado em Direito pela Universidade Católica e desempenhou durante cerca de 20 anos altos cargos em quatro governos liderados pelo PSD e em duas presidências da República. Foi assessor, chefe de gabinete, secretário de Estado da Defesa e da Administração Educativa, consultor para assuntos de Segurança Nacional do Presidente Cavaco Silva e secretário do Conselho de Estado. Sócio do escritório de Lisboa MVA Advogados, onde continua a exercer, foi escolhido pelo Parlamento por voto secreto de 2/3 dos deputados (à segunda votação), em dezembro de 2017, para presidir durante quatro anos ao Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.