Sábado – Pense por si

Filipe e Élvio Sousa: os manos gauleses da Madeira

Margarida Davim
Margarida Davim 02 de julho de 2023 às 18:00

O JPP de Filipe e Élvio Sousa pode tornar-se na terceira força nas próximas eleições regionais, em setembro. O caminho para aqui chegar meteu música e igreja.

Uma coluna de som e um microfone e o átrio de uma igreja como palco. Pelo menos uma vez por mês, Filipe Sousa e Élvio Sousa dirigem-se assim ao povo para prestar contas do trabalho e anunciar o que andam a fazer. Se houver romaria, pegam mesmo num acordeão ou numa guitarra e tocam e cantam junto a uma das igrejas das freguesias de Santa Cruz, na Madeira. O registo próximo e a ligação à religião fazem parte da fórmula de sucesso do JPP, o partido que nasceu como movimento de cidadãos em 2009 e, segundo as últimas sondagens, se arrisca a ser terceira força política na Madeira nas regionais deste ano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.