Sábado – Pense por si

Madeira: a novela fraticida nas regionais

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 11 de agosto de 2023 às 20:00

O partido Juntos Pelo Povo (JPP) é terceiro nas sondagens, mas implodiu. O presidente Filipe Sousa demitiu-se porque a comissão política do irmão Élvio o colocou em quinto na lista. “Pilhagem”, “mercenários” e “cobiça”, acusa um partidário do (ex-)presidente.

Na sondagem de junho da Aximage para o DN Madeira e TSF, o PSD surgia à frente, com 46,9% das intenções de voto, seguido do PS, com 14,6%, e do Juntos pelo Povo (JPP), como clara terceira força política na região, com 10,1%. Alguns sonhavam mesmo destronar o PS do segundo lugar, mas eis que tudo mudou. A 27 de julho o Diário de Notícias da Madeira titulava: “Filipe Sousa demite-se da liderança do JPP.” O secretário-geral, Élvio Sousa, confirmaria a demissão em comunicado. O caso parecia grave por duas razões. A primeira, Filipe e Élvio são os dois fundadores e pilares do JPP, sendo o primeiro presidente da câmara de Santa Cruz, no terceiro mandato, e o segundo líder da bancada na Assembleia Legislativa Regional. A segunda, é que são irmãos, pelo que o drama é também familiar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.