Para esta quarta-feira à tarde, está agendada outra reunião entre as duas partes.
As negociações entre a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Telecomunicações (FECTRANS) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) estão a decorrer "de forma normal", com "aproximações e distâncias", disse esta terça-feira fonte sindical.
"O processo negocial está a decorrer de uma forma normal, hoje foram discutidas uma série de matérias, algumas com aproximações e noutras ainda há distâncias", afirmou o dirigente da FECTRANS José Manuel Oliveira àLusa, acrescentado que está agendada outra reunião para quarta-feira à tarde.
O dirigente sindical considerou que ainda é cedo para revelar quais os pontos de entendimento, uma vez que as negociações continuam e "nada é seguro enquanto o processo não terminar", mas sublinhou que "a matéria salarial é aquela em que há maior resistência por parte das empresas".
"Este é um processo que vai levar algum tempo, algumas semanas, não é para resolver amanhã", indicou José Manuel Oliveira.
A FECTRANS e a ANTRAM mantêm as negociações relativas à revisão do contrato coletivo do setor, mas os sindicatos Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) anunciaram já uma greve, com início em 12 de agosto.
Segundo o SIMM, a greve do dia 12 "vai ter repercussões muito mais graves das do passado mês de abril, pois esta greve está convocada e vai afetar todas as tipologias de transporte de todos os âmbitos".
O sindicato avisa que, além doscombustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços, podendo "faltar alimentos e outros bens nos supermercados".
Entretanto, foi marcada para esta quarta-feira uma reunião na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), para planificar os serviços mínimos.
FECTRANS diz que negociações com ANTRAM decorrem com "aproximações e distâncias"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.