Sábado – Pense por si

Exportação de canábis cresceu 600% num ano

Portugal exportou 30 toneladas de flor seca de canábis em 2021, mais de seis vezes mais do que as 4,5 toneladas exportadas em 2020.

O crescimento da indústria da canábis em Portugal segue em força. Em 2021 exportou quase 30 toneladas de flor seca de canábis, seix vezes mais do que as 4,5 toneladas que foram produzidas no país e exportadas em 2020, avança o Jornal de Notícias

Quase toda a flor de canábis produzida em Portugal é exportada. Na Grécia a eletricidade é muito cara, em Itália há negócios com os quais não te queres envolver. Espanha e Portugal são os melhores países para cultivar, em estufas ou ao ar livre", comentou Olaf Van Tulder, diretor-executivo de outra empresa presente no país, a Syntomax, citado pelo Jornal de Notícias.

Uma das principais empresas do mundo nesta área, a canadiana Tilray, tem uma unidade de produção em Cantanhede – foi a primeira fábrica do género no país. Existem, também, várias empresas na zona do Alentejo e Algarve, bem como na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Getty Images
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.